Texto porJuicy Santos
Santos

Photoshop disaster – versão Santos

O mercado publicitário santista às vezes se auto-flagela dizendo que Santos é uma cidade de interior, com pensamento provinciano. Isso resulta em “leilão” de preços e a política do garoto das Casas Bahia “qué pagá quanto?”. Obviamente que pagar pouco, ou economizar onde não se deve economizar, acaba resultando em pequenas catástrofes.

O que vamos mostrar abaixo é prática no interior do Brasil (o site Kibe Loco fala sempre desse tipo de Photoshop disaster ou placas bizarras), em cidades e verbas pequenas. Mas é surpreendente que uma peça de comunicação visual dessas esteja escancarada em uma das esquinas mais movimentadas de Santos / SP, na Av. Ana Costa com a R. Carvalho de Mendonça.

Sim, já temos o marco zero do design gráfico caiçara.

Vai um chopp Itaipava Istockphoto aí?

Se você não entendeu, eu explico. Essa “marca d´água” que aparece em cima do copo de chopp é o que chamamos de foto marcação, ela é usada para apresentar a um cliente um modelo de como ficará o layout dele. Após o cliente aprovar o layout, compra-se a imagem (no caso a imagem da caneca), e aplica-se a imagem definitiva no layout. Ou seja, parece que o dono desse estabelecimento e o designer que ele contratou esqueceram dessa importante etapa.


Qual será o gosto do chopp Itaipava Istockphoto hein?

Istockphoto.com é banco de imagens, ou seja, essa imagem que está aplicada ali é do Istock, e só está com a marca d´água porque o cliente não comprou a licença da imagem. As vezes o próprio cliente nem sabe disso e está mal orientado. Assim como é importante fazer um bom trabalho no Facebook (clique para ler), é importante ter um olhar crítico sobre a comunicação visual do estabelecimento comercial. Além de melhorar a percepção, estabelecer uma melhor relação com os consumidores, é uma declaração de amor à nossa cidade.

Quando mais bonita e estética for a comunicação visual (sem Photoshop Disaster, por favor), mais bonita a cidade fica. Faça a sua parte 🙂

PS.: O frango a parmegiana desse restaurante é muito bom. Só não vá comê-lo acompanhado do Istockchopp, pois pode ser indigesto!

PS2.: Todo designer quando nasce recebe 1 crédito Photoshop Disaster para usar ao longo de toda sua vida.