Texto porJuicy Santos
Santos

Lista: 9 clipes essenciais do rock brasileiro nos anos 80

Os anos 80 foram produtivos para o rock nacional. O estilo musical deixou a marginalidade para entrar de cabeça como mania nacional. Até conquistou seu espaço na primeira e mais balada edição do festival Rock In Rio, em 1985. Aqui, resolvi postar apenas algumas canções que marcaram aquele período. Algumas bandas tiveram duração curta, enquanto outras permanecem na ativa até os dias de hoje. Vamos fazer um pequeno apanhado para você relembrar detalhes daquela época fértil.

Gang 90 e As Absurdettes
Grupo liderado por Júlio Barroso, seguia a receita da new wave norteamericana, produzindo um tipo de som comercial fácil de entrar no gosto popular. Aqui, a canção Telefone, que até hoje é regravada por outros artistas.


 

Lulu Santos
Ele reinou absoluto na década de 80. E sua parceria com Nelson Motta rendeu várias pérolas musicais. Esta chama-se Tempos Modernos e foi apenas uma delas, recheada de frases e versos de efeito direcionados para os jovens.


 

Paralamas do Sucesso
Foi outra banda que se projetou com êxito. No Rock In Rio o trio tocou muito bem, conquistanto o numeroso público com sua receita inspirada principalmente no grupo The Police. Dessa apresentação escolhi Vital e Sua Moto, do primeiro disco.


 

Barão Vermelho
A banda também marcou época com um vocalista que logo sairia em uma curta mas fértil carreira solo: Cazuza, o poeta do rock nacional. O grupo continua na ativa liderado por Roberto Frejat. Aqui está o hit Maior Abandonado, ainda com Cazuza no vocal

RPM
Gostem ou não, foi um fenômeno de vendas e de público nos anos 80. Lançou um disco de estúdio e um ao vivo, que venderam horrores. Mas foi só. Depois o grupo caiu em um ostracismo e até hoje tenta decolar novamente, sempre resgatando o som do passado.

 

Titâs
Começaram como uma banda despretensiosa. Mas acabaram lançando um dos melhores discos de rock de todos os tempos – Cabeça Dinossauro. Hoje em dia a banda permanece na ativa, apesar da saída de alguns integrantes da formação original.


 

Blitz
Outro ícone dos anos 80. A primeira formação gerou vários hits antológicos durante a década de 80. Hoje em dia, Evandro Mesquita tenta dar sequência ao trabalho da banda, com uma formação bem diferente. Mas mantendo a irreverência como qualidade principal.


 

Ultraje a Rigor
Sempre foi sinônimo de alegria e irreverência. Seu primeiro hit, Inútil, permanece mais atual do que nunca. Mas suas canções sempre primaram pela simplicidade e objetividade.


 

Legião Urbana
Liderados por seu trovador solitário, chamado Renato Russo, conquistaram multidões pelo País afora nos anos 80. A ponto de o grupo ser apelidado de Religião Urbana, tamanha a devoção dos fãs demonstrada nos concorridos shows.


 

Texto: Luiz Otero