Texto porNathalia Ilovatte
TAGs

turismo

Dicas de turismo: fim de semana em São Roque

Eu sou a primeira pessoa a acreditar que passar o fim de semana no interior é programa pra velhinho, portanto, confie em mim, eu não vou te dar a dica de um programa dominical indígena com cinco cocares de classificação. Eu também torço o nariz para programinhas pacatos. Mas eu acho que curtir uma cidade pequena do interior é como sair feliz de um brechó: depende de tato para fazer boas escolhas.

Portanto, fica a dica de São Roque, a três horas de Santos e perto de Sorocaba. Dá pra passar um fim de semana feliz e divertido.

O centro da cidade é histórico. Lá está a Praça da Matriz, que abriga a Igreja Matriz, cujos vitrais contam a história de São Roque (o santo, no caso). Lá também estão a Igreja de São Benedito, construída pelos e para os escravos (é feio, eu sei, mas era comum em 1855), além de uma antiga estação de trem desativada. Em uma caminhada pós-almoço dá para conhecer tudo, tirar fotos e aprender um pouquinho de História.

Não muito longe do centro, na Estrada da Serrinha, está o Ski Mountain Park, uma pista de esqui artificial acompanhada por diversões como tirolesa no alto das montanhas, alpinismo e rapel. O ingresso custa entre R$ 5 e R$ 25.

E um pouco mais distante está a Estrada do Vinho. É literalmente uma estradinha com vinícolas em que você pode comprar vinhos por um preço honesto, além de delícias como doce de leite e outros quitutes. Recomendo a Vinícola Góes, porque além dos vinhos serem bons e o atendimento ser ótimo, o lugar é lindo. Tem laguinho com carpas, um espaço para sentar, comer, beber e ouvir música ao vivo e um restaurante.

Não consigo descrever minha emoção ao entrar nas lojas da vinícola com câmera, fotografar tudo o que via pela frente e as pessoas não me barrarem e ainda me cumprimentarem. Todos os lojistas do mundo deviam aprender com o pessoal do Góes.

Uma coisa legal sobre São Roque é que a cidade mantém as tradições. Nessa época do ano, por exemplo, acontecem as Festas de Agosto, que comemoram a fundação da cidade e começam com a entrada dos carros de lenha. A cidade literalmente para e observa os caminhões e carros de boi puxando a lenha rumo à Matriz. E junto com eles vêm as crianças encenando a história de São Roque, os cavalos, e o pessoal da vinícola distribuindo vinho.

Durante todo o mês acontecem shows em diversos lugares da cidade, em paralelo à programação religiosa especial.

Onde ficar:

Hotel Cordialle – Tem piscina, bar, restaurante e internet e é prático, pois fica no centro da cidade.

Hotel Alpino – Boa opção para quem gosta de cavalos, cabras, coelhinhos, bosques e algo com mais cara de fazenda. O hotel também tem quadras esportivas, academia e espaço para as crianças se divertirem.