Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Cais da Ribeira promove sua 2ª degustação de cervejas

O restaurante santista Cais da Ribeira, em Santos, vai mostrar aos amantes das cervejas como combinar a bebida com a boa comida.

Na terça-feira, 23 de agosto, às 20 horas, o restaurante Cais da Ribeira recebe clientes e apaixonados pela loira (ou morena, ou ruiva, depende do seu gosto…) gelada. A ideia é mostrar a combinação entre as cervejas artesanais e a boa comida.

Além das explicações sobre bebidas especiais, o palestrante Paulo Rogério Tolezano apresentará as características de cada um dos três rótulos a serem degustados durante a noite, da marca de cervejas artesanais Baden Baden, fundada em 1999 em Campos do Jordão e atualmente pertencente ao Grupo Schincariol.

Uma salada de alface roxa, rúcula, cenoura ralada e tomate cereja abre o jantar combinada a uma Baden Baden Weiss, cerveja à base trigo do tipo Ale (alta fermentação), de coloração turva e aroma de cravo e banana. É uma bebida refrescante que harmoniza com a salada pela semelhança de características. Apesar de respeitar a Lei de Pureza Alemã, que determina como ingredientes básicos de um cerveja premium (especial) a água, o lúpulo, o malte e o fermento, esse é um dos rótulos que leva itens adicionais para um toque diferenciado no aroma ou no sabor.

O segundo prato é um espaguete de bacalhau, acompanhado de uma Cristal. A cerveja do tipo Lager (baixa fermentação) e coloração clara, com aroma de cereais de pão, é indicada para acompanhar carnes brancas, saladas, comida japonesa, entre outros pratos leves, além dos queijos brie e camembert, menos salgados. Ela pode acentuar o sabor desses pratos.

O jantar se encerra com uma sobremesa, o arroz doce, servido com a Baden Baden Golden, bebida de cor avermelhada produzida com toque de canela, levemente adocicada e de aroma frutado. Para comparação, assemelha-se a um vinho branco suave na combinação com a comida.

O evento tem convites limitados a 30 pessoas e o valor por pessoa é de R$ 80,00. Os convites estão à venda no Cais da Ribeira e no restaurante Quinta da XV. O Cais da Ribeira fica na Rua Cidade de Toledo, 15, Centro. Informações: 3219-3714 (Cais da Ribeira) ou 3219-4280 (Quinta da XV).