Bienal Sesc de Dança 2011 começa em Santos na sexta-feira

São 21 espetáculos, 8 intervenções, 5 videoinstalações e 52 apresentações em 6 dias. A partir de sexta-feira, toda a cidade vai dançar com a 7ª edição da Bienal Sesc de Dança em Santos. Até o dia 8 de setembro, companhias de países como Bélgica, França, Senegal, Argentina e, claro, do Brasil, dançam nos palcos da cidade. Os ingressos já estão à venda no Sesc.

As apresentações acontecem no  Sesc, Teatro Guarany, Teatro Municipal Braz Cubas, Teatro Coliseu e em espaços públicos. Os preços dos ingressos são populares: entre R$ 2 e R$ 10 (já as videoinstalações e intervenções são gratuitas).

Por meio da Bienal SESC de Dança 2011, Santos receberá grandes nomes da dança contemporânea, como Les Ballets C de la B, da Bélgica, do qual participa a brasileira Juliana Neves; a também brasileira Morena Nascimento, que iniciou carreira no Grupo 1º. Ato de Minas Gerais, integrou a célebre companhia de Pina Bausch e se apresentará com o renomado pianista, compositor e produtor Benjamim Taubkin; a francesa Mathilde Monnier, cujo trabalho é influenciado por nomes como Merce Cunningham e Pina Bausch; o solo da bailarina senegalesaGermaine Acogny; além de criadores brasileiros do porte de Marta SoaresMarcelo Evelin. O Grupo de Rua de Niterói (RJ), dirigido por Bruno Beltrão apresentará o premiado H3, ao lado de grupos convidados ou selecionados, representando Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Ceará, Paraná e Santa Catarina.

Além de espetáculos, o evento tem uma caprichada programação de mesas de debates, workshops, instalações, videoinstalações, bem como intervenções em espaços externos, que desde a sua criação, estimulam o diálogo com o patrimônio histórico da cidade. A programação dos cursos está no site oficial da Bienal Sesc de Dança.

Outro destaque é o Conversatório, um ponto de encontro no Sesc Santos que receberá as mesas de discussões, roda de artistas, bate-papos entre pesquisadores e coreógrafos. Nesses momentos, o local se converte em um estúdio aberto, onde as atividades serão registradas em vídeo e, posteriormente, disponibilizadas no site do evento.

O Sesc Santos também receberá a maior parte das videoinstalações que compõem a Bienal: Bricolage, Territórios Imaginários e Aonde Habitamos e o lançamento do livro “Temas para a Dança Brasileira”, organizado por Sigrid Nora. No Conversatório haverá também exibições de vídeos e de um filme produzido pelo Les Ballets C de La B, companhia belga cujo espetáculo abre a Bienal Sesc de Dança 2011.

Aqui tem a programação completa, com horários e locais.