Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Restaurante Cais da Ribeira promove harmonização entre pratos e cervejas

Um universo de aromas, sabores e prazeres se abre aos apreciadores de cervejas especiais que descobrem as combinações perfeitas da culinária com os diferentes tipos desta bebida milenar. Na próxima terça-feira, a partir das 20 horas, o restaurante Cais da Ribeira promove um evento inédito na casa: a harmonização de cervejas.

O menu terá uma entrada e dois pratos principais, cada um servido com um tipo de Eisenbahn, cerveja premium brasileira (fabricada sob os preceitos da Lei de Pureza Alemã, de 1516, com quatro ingredientes base obrigatórios: água, lúpulo, malte e fermento), de Blumenau (Santa Catarina). O evento tem lugares limitados (30 vagas) e o valor por pessoa é de R$ 80,00. Os convites estão à venda no Cais da Ribeira e no restaurante Quinta da XV.

A Kölsch, tipo de baixo amargor e alta fermentação (ale), de aroma frutado, abre a noite acompanhando uma salada verde com camarão. Esta ale foi eleita a melhor de sua categoria no World Beer Awards 2008, avaliação anual reconhecida internacionalmente.

“Diferente do vinho, cuja combinação com o prato se dá por semelhança, a cerveja possibilita uma harmonia também pelo contraste. É o caso desta entrada ou pratos como peixes e marisco”, explicou Paulo Rogério Tolezano, responsável atualmente pela área de Mercados Especiais da Praiana Distribuidora de Bebidas, empresa que comercializa os produtos do Grupo Schincariol na Baixada Santista, que  fará uma palestra sobre os rótulos servidos no evento.

Após a entrada, a harmonização segue com risoto ao funghi servido com a Eisenbahn Dunkel, de classificação lager (baixa fermentação), escurecida devido à utilização de malte de cevada torrado, que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram o café. Está no grupo das menos amargas. A combinação desta vez é por semelhança das qualidades da bebida com a cor e o sabor também acentuado do funghi. Segundo Tolezano, a Dunkel vai bem também com peixes mais pesados, comida chinesa, carne de porco, mas combina bastante, ainda, com doces.

“Nada impede que durante a harmonização brinquemos com novas misturas de sabores para sentir as diferenças que as combinações proporcionam”, afirmou Tolezano.

Para fechar a noite, a costelinha de porco no forno com purê será servida com a Pale Ale, tipo belga de alta fermentação, de coloração âmbar (amarela), sabor vigoroso e marcante com amargo mais acentuado. Entra em perfeita harmonização principalmente com pratos como salsichas, chucrute e carnes vermelhas. “Podemos pensar nas cervejas de tipo lager como vinho branco, na forma de harmonizar, e a ale como vinho tinto”, ressaltou Tolezano.

O Cais da Ribeira fica na Rua Cidade de Toledo, 15, Centro. Mais informações pelos telefones (13) 3219-3714 (Cais da Ribeira) ou (13) 3219-4280 (Quinta da XV).