Texto porLudmilla Rossi
Santos

Minha loja no Facebook

Queridos lojistas e varejistas, repitam comigo a frase: “Quando eu colocar minha loja no Facebook, vou fazer tudo direitinho!”. Isso deve ser um mantra para todo mundo que pretende se comunicar BEM com os consumidores através das redes sociais.

As redes sociais ainda são um enigma para muita gente, não importando a idade ou engajamento tecnológico. Enigma, sim, mas ao mesmo tempo uma grande esperança de resultados no varejo. Somando o mistério com a ânsia de vender mais, muitos donos de loja, vendedores ou mesmo profissionais de marketing que vem de mídias offline acabam cometendo erros que incomodam consumidores, provocando um efeito quase reverso.

Social networking LIKEEm qualquer mesa de bar atualmente você encontra gente reclamando que “fulano é chatão, fica me marcando em fotos que não estou”.

Ou que a tal loja veio adicionar como amigo no Facebook. Pegando esse gancho, vamos entender algo que NADA tem a ver com redes sociais, mas sim com a organização da nossa sociedade de consumo. Antes de pensar “vou colocar minha loja no Facebook”, tenha em mente as seguintes questões:

1) PESSOAS SÃO AMIGAS DE PESSOAS.

2) EMPRESAS SÃO PARCEIRAS DE EMPRESAS.

3) Pessoas não são amigas de empresas, mas sim CLIENTES, FORNECEDORES ou PARCEIROS ESTRATÉGICOS.

4) EMPRESAS podem ser LEGAIS, GENUÍNAS, SINCERAS, IDÔNEAS mas elas não são gente. São instituições, um conglomerado de pessoas (pessoas boas OU pessoas nem tanto), uma marca, uma essência. Nada de errado, mas EMPRESAS NÃO SÃO GENTE! Vamos facilitar: você é amigo de um time de futebol? Não é! Você é torcedor, admirador, seja lá o que for. Mas a sua relação com um time de futebol é de admiração, e não de amizade. Já com um jogador de futebol, membro desse time, você pode ter uma amizade. É muito simples.

Portanto, é uma verdadeira contradição criar um “Perfil de uma empresa” no Facebook. Empresas tem Páginas no Facebook (muita gente também chama de Fanpage) – para criar uma página basta ir em http://www.facebook.com/pages e clicar no botão CRIAR PÁGINA. Ok, mas aí sempre vem a pergunta: para criar uma página, eu preciso ter um perfil? Sim, precisa. Você pode fazer isso através do seu próprio perfil, principalmente se você tiver um negócio de pequeno porte, visto que o Facebook é inteligente o bastante para saber que quando você responde pela página, ele troca seu avatar de “pessoa física para pessoa jurídica”. A mesma coisa acontece com os administradores da página, pois você pode atribuir mais de uma pessoa para administrar sua página no Facebook.

Se você estiver administrando uma página de um negócio de médio a grande porte, isso pode ser feito através de um perfil “Equipe empresa X” ou pelo perfil da agência de comunicação digital que você contratou. O importante é que esse perfil não seja canal de contato com a empresa, mas sim sua Página.

Endereço personalizado da página
É possível criar um endereço www.facebook.com/empresax. Só que para personalizar o endereço da página dessa forma, você precisa ter mais de 25 pessoas que curtem a sua marca / empresa. Antes de apelar publicamente, peça para amigos MUITO CHEGADOS ou COLABORADORES da empresa curtirem a marca. Quando chegar em 25 pessoas você já podera personalizar através desse endereço: http://www.facebook.com/username.

E agora?
Agora é a hora de pensar no conteúdo e como a sua loja/empresa pretende se comunicar com os consumidores. Não existe fórmula pronta. Existe sim, o conhecimento do negócio, DNA editorial e assuntos tangentes à sua empresa que podem ser trabalhados no ambiente do Facebook. Se você se sentir seguro(a) para fazer isso sozinho, vá em frente, mas lembre que frequencia e interação acabam sendo um caminho sem vlota. Não decepcione o consumidor com conteúdo fraco, umbiguista e apelativo para vender rápido. O melhor conselho nesse caso é, peça ajuda profissional para gestão de redes sociais. Assim seus consumidores ficarão mais felizes do que você imagina.

Sempre é bom se capacitar dentro dessa área. Sugerimos essas dicas:
> Franquia Tudo Barato
> Fan page profissional

Você também poderá personalizar as abas do Facebook ou criar promoções e ativações através da página. Só lembre-se que o Facebook possui regras próprias, e uma delas, relativamente recente é que está proibida a vinculação de “votos” ao “botão curtir”.

UPDATE – E se eu já criei um perfil?
Você precisa migrar. Mas faça isso ontem! Através desse link você consegue migrar de página para perfil. A Gabys lembrou bem disso, que o próprio Facebook disponibiliza esse recurso.

No mundo o Facebook acaba de bater 700 milhões de perfis cadastrados.

Vale lembrar que o Facebook se consolidou no Brasil em 2010, “desbancando” o Orkut. Em junho de 2011 o Facebook possui 19 milhões de usuários no Brasil, sendo que mais de 1/4 desse montante está localizado em cidades num raio de 100 km de São Paulo. Apenas como curiosidade, em julho de 2010 só haviam 6 milhões de Brasileiros no Facebook.