Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Exposição na Esamc mostra versatilidade da chita

Seus grafismos e cores, que antes eram restritos a panos de prato e festa junina, agora tomaram a moda de assalto. A chita, essa padronagem mais do que brasileira, pode ser facilmente encontrada (e por um preço bem amigo) em qualquer loja de tecidos.

Inspirados nesse universo de possibilidades, os alunos do 3º ano de Design Gráfico da Esamc fizeram uma pesquisa bacana ao longo do semestre, que resultou na exposição “Chita Santista de Design, Moda e Arte”.

O professor e arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, responsável pela organização, explica que o tecido floral passou de produto de base para a confecção de roupas de casa para ganhar status cult de design e estilo. Além de mostrar a versatilidade do produto, a exposição mostra a história da chita desde sua origem até os dias de hoje.


A exposição “Chita Santista de Design, Moda e Arte” é uma realização da Esamc Santos com o apoio da Arabesco Design e Antiquário Castelinho Magazine Retro. Os figurinos são da produtora de moda Michele Santana e a arte gráfica é assinada por Marcos Roberto Gimenes Megina – aluno do 7º Semestre de Propaganda e Marketing da Esamc.

A mostra vai até dia 30 de junho, tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 21 horas. A Esamc Santos fica na rua Doutor Egydio Martins, 181, Ponta da Praia.