Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Comunidade celebra Dia de Portugal em Santos no dia 12 de junho

Sabia que 90 mil habitantes da Baixada Santista são descendentes de portugueses e 36 mil nasceram na terrinha (ou têm nacionalidade dupla)? Amanhã é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no mundo, mas a comemoração aqui em Santos acontece no domingo, das 9 às 17 horas, na Praça Mauá.

Vai ter música, dança, culinária (incluindo os famosos pastéis de Santa Clara!), artesanato, fotos e artes plásticas – tudo alusivo à cultura lusitana. Esse é o segundo ano da festa, idealizada pelo chef José Paiva, proprietário dos restaurantes Quinta da XV e Cais da Ribeira.

Para Juliana Lopes, conselheira das Comunidades Portuguesas, a data deve ser comemorada por todos os portugueses e luso- descendentes, sejam eles nascidos ou  não em Portugal. “É uma festa para quem tem o patriotismo dentro de seu coração verde e vermelho e se orgulha desta nação chamada Portugal, que não é apenas porta de entrada para a Europa e sim um país de muita raça, cultura e tradição tradição”, diz a conselheira.

Para a festa ficar completa, a organização do evento convida a todos a comparecerem à Praça Mauá vestidas com adereços, roupas e outras peças que lembrem as cores de Portugal, buscando assim uma maior interação do público com o evento. As fachadas dos imóveis que circundam a praça também estarão enfeitadas com balões e outros adereços com as cores de Portugal.

Toda renda obtida na venda desses produtos será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes. Além de aproveitar a festa, os participantes podem ainda doar peças de roupas para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS).

Foto: Francisco Arrais/PMS