Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

25 de maio: Santos enfrenta Celaya (México) no Dia do Desafio

Na última quarta-feira do mês, dia 25/5, Santos precisa se mexer para ganhar (novamente!) o Dia do Desafio contra a cidade mexicana de Celaya.

A abertura da campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas acontece na terça-feira, às 22h30. À meia-noite, rola a divertida Prova Pedestre Noturna, com concentração no Parque Municipal Roberto Mário Santini. Na quarta-feira, as atividades esportivas e recreativas acontecem na praia da Aparecida, na Praça Mauá, nas empresas e no Sesc.

dia do desafio Você pode ajudar a cidade a ganhar mais essa informando por telefone a prática de, no mínimo, 15 minutos de exercício pelo número 0800-779-111. O município que tiver mais participantes ganha o desafio.

Veja a programação completa:

Parque Municipal Roberto Mário Santini
Mulheres do Sol: As bailarinas saltam, voam, deslizam, flutuam e mergulham criando formas geométricas e desenhos no ar. Com a Cia. Base. Terça (24), às 22h30. Livre. Grátis.

Maratona de Revezamento do Desafio: Grupo de corredores de rua estarão se revezando em uma maratona pela cidade. Quarta (25), das 7h às 17h. Grátis.

Desafio nas Empresas: Aulas de ginástica laboral nas empresas, desenvolvidas por alunos dos cursos de Educação Física de Santos. Agendamento prévio no Setor de Esportes. Informações 3278-9800.Quarta (25), das 7h às 18h.

Praia da Aparecida
Praia Ativa: Atividades recreativas e esportivas realizadas pelos alunos dos cursos de Educação Física da FEFIS, UNISANTA e UNIFESP. Quarta (25), das 8h às 11h.

Sesc Santos
Meditação: Exercícios respiratórios e de posturas ásanas (yoga), que auxiliam no preparo do corpo e da mente para o cotidiano. Quarta (25), às 6h30.

Espaço Saúde: Testes de saúde e orientação sobre a importância da prática da  atividade física regular. Parceria com a Faculdade de Educação Física da UNISANTA. Quarta (25), das 9h às 18h.

Ginásio: Chute a gol, brincadeiras tradicionais, perna de pau, gol caixote e  basquete. Quarta (25), das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30.

Quadras Externas:  Futsal, basquete, tênis, badminton, tamboréu e mini-tênis. Quarta (25), das 10h às 17h30. Quadras externas do SESC.

Praça Mauá
Cada um no seu disco: Espetáculo de dança interativo, onde o público é convidado para uma brincadeira inspirada nas máquinas e tapetes de dança. Quarta (25), das 11h às 14h.

Praça da Paz Universal (Zona Noroeste)
Praça em Movimento: Atividades lúdicas desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Educação Física de Santos.Quarta, das 14h às 17h.

Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Em frente ao Sesc)
Desafio de BMX Flatland: Quarta (25), às 19h.

Aula Aberta de Dança de Salão: Samba, Merengue, Tango, Forró, entre outros.Quarta (25), às 20h.

Outros locais da cidade, como a orla da praia e o boulevard do Gonzaga, serão ocupados por grupos que exploram diferentes  linguagens artísticas e propõem intervenções inusitadas. Com muito humor, os artistas estimulam a prática esportiva e oferecem algumas dicas peculiares. Quarta (25), às 11h30 e 16h30.