Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

TV Cultura exibe série Esse Tal de Rock’n Roll, da BBC

Sou apaixonada pela história do rock. Já li vários livros e vi inúmeros documentários sobre o assunto. Mas o registro definitivo de como o rock passou de música marginalizada para forma de protesto e item de consumo é Seven Ages of Rock. Estamos com sorte, porque a TV Cultura vai passar a série na íntegra a partir de hoje.

São sete episódios (duh) que receberam agora o nome de Esse Tal de Rock’n Roll e foram divididos pela Cultura em 14 partes de 30 minutos. A série começa do princípio, com as influências da música negra e do country norteamericano até chegar no indie rock da geração 00. É a árvore genealógica do rock em todo o seu esplendor.

stones

O primeiro deles aborda o comportamento transgressivo do estilo, quando bandas como Rolling Stones e The Who levaram para o palco atitude, sex appeal e muito suor. Depois vêm, na ordem dos episódios, o art rock de David Bowie e Pink Floyd, o punk rock dos Sex Pistols e Ramones, o heavy metal de Judas Priest e Iron Maiden, o rock de arena do Queen, U2 e Kiss, o rock alternativo americano dos Pixies, Pearl Jam e Sonic Youth e, por fim, o indie britânico do Arctic Monkeys e Kaiser Chiefs. Como qualquer produção da BBC, tem depoimentos de gente do naipe de Bruce Springsteen, Mick Jagger, David Gilmour, entre outros, e muitas, muitas, eu disse MUITAS imagens raras de arquivo.

O programa já passou toscamente cortado (e dublado) no Jornal Hoje e na VH1, que respeitou o formato e o documentário.

#ficadica: Esse Tal de Rock’n Roll, série da BBC em 14 capítulos, começa hoje (25 de abril) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h45.