Texto porJuicy Santos
Santos

Santos recebe Feira Nacional de Franchising, em maio

Santos irá sediar, pela primeira vez, a Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias. Realizada há mais de 10 anos pelas principais capitais do país de forma itinerante, a feira apoiada pela ABF ocorrerá entre 12 e 14 de maio de 2011 no Mendes Convention Center.

feira de franquias

Com mais de 100 marcas expositoras dos mais diversos segmentos, a Franchising Fair é uma vitrine de oportunidades de negócios para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir um negócio próprio. A Baixada Santista, região que sedia grandes transformações na economia e no comércio, provocadas pelas recentes descobertas da Petrobrás no Pré-Sal e pela ampliação do Porto de Santos, reúne condições favoráveis à implementação de novas redes de franquias.

O crescimento do franchising no ano passado foi na ordem de 20,4% em relação ao ano anterior, superando os próprios índices de crescimento da economia nacional. Para 2011 o setor está ainda mais otimista, estimando um crescimento de 30%, informa a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O faturamento total das franquias alcançou em 2010 no Brasil a marca de R$ 75.987 bilhões, conforme dados da ABF. O número de redes em operação no país cresceu 12,9% e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365, o que significa um incremento de 8% em relação ao ano anterior. Essa expansão resultou na abertura de mais de 57 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos.

Adquirir um franquia é investir em um negócio seguro, com a garantia de uma marca já consagrada no mercado por trás do negócio. Este fator, somado ao amplo ambiente favorável aos empreendimentos que o Brasil vive atualmente, talvez explique o sucesso do setor.

A feira apresentará nesta edição novidades do setor nos segmentos de: alimentação, cosméticos, perfumarias, vestuário, prestação de serviços, educação, ensino profissionalizante, idiomas, turismo, entretenimento, dentre outros. Os visitantes poderão ainda participar de palestras e obter informações sobre como tornarem-se franqueados ou franqueadores de sucesso.

Atualmente as marcas que exigem menor valor de investimento (micro franquias) são as que mais atraem interesse dos empreendedores. Com apenas R$ 8 mil já é possível abrir um negócio. No caso de Santos, os tipos de franquias que mais se encaixam no perfil do mercado regional são ligadas às áreas de prestação de serviços, alimentação, informática e cursos profissionalizantes.

A estimativa é que a feira atraia um público visitante acima de 15 mil pessoas e resulte em um faturamento superior a R$ 15 milhões.  A tendência é que os ótimos resultados obtidos pelo setor nos últimos anos possam repetir-se na região da Baixada Santista.

Texto por Márcia Costa