Texto porNathalia Ilovatte
TAGs

cultura

Nylon Mag, moda e cultura em formato retrô

Eu sou daquele tipo de pessoa que fica com dor nas costas mas continua lendo no chão o jornal de domingo. Pode me chamar de cafona e praticar bullying comigo, mas acho uma delícia sujar os dedos virando folhas e me divirto com propagandas de duas páginas de revista.

Por isso, eu ainda recomendo que você gaste 20 e poucos reais na revistaria, por mais retrô que isso possa parecer. Mas com uma revista que mereça o nosso rico dinheiro, como a Nylon Mag, em que você nunca vai encontrar ’15 dicas básicas para enlouquecer um homem na cama’ e ‘ítens tem-que-ter da próxima estação’.

Sabe aqueles assuntos que estão em alta nos blogs e redes sociais? Bem, a vantagem de você trabalhar em um veículo que leva um mês para ser produzido é que você tem tempo para escolher esses temas e pensá-los até conseguir aprofundar a questão. E é isso que a Nylon faz muito bem, além de ser linda, colorida e fazer uns editoriais de moda que dão vontade de entrar e morar.


Na edição de abril, um editorial sobre nail art e produtinhos para unhas fez esse trabalho de “aprofundamento” de trending topics com dignidade. Unha com adesivo bonitinho é algo que pode ser mostrado de uma maneira extremamente prática e pontual, como um passo a passo ou um guia de compras, e já faria muita gente feliz. Mas alguém teve a ideia genial de trabalhar isso com conceitos.

Essa pessoa cheia de bom gosto (aka James Rosenthal) selecionou produtos como esmaltes, lixas, pulseiras e aneis e os reuniu em páginas temáticas. Aí a gente olha cada uma das páginas e, além de ver os modelos e cores dos produtos e querer comprá-los, ainda entende como e com o que coordenar animal print, cores cítricas, tons metálicos, ladylike e navy, seja nas unhas, nas roupas, nos acessórios, na decoração da casa… E, em imagens, o editorial passou muito mais informação de moda do que eu conseguiria explicar – se tivesse esse conhecimento – em um texto de três páginas que mataria até a minha mãe de tédio. Achei genial.

Os textos da revista também são uma delícia de ler – mas só para quem entende inglês, infelizmente – e vários são em primeira pessoa. Tem uma coisa meio blog neles, mas mesmo com essa liberdade as matérias focam nos assuntos principais e não nos autores, por mais paradoxal e difícil que isso seja.

As páginas do “Radar” trazem dicas de marcas, sites, bandas e filmes e merecem nosso amor. A Nylon tem um ótimo faro para achar novidades legais e curte sair do mainstream. Na edição de abril, a revista indica o som “sexy” da banda Duke Spirit e o rock doce do The Pains of Being Pure at Heart.


Em Santos, a Nylon pode ser encontrada na Livraria Saraiva, que fica na Avenida Ana Costa, 556 – Gonzaga, ao lado da C&A, e custa cerca de R$29. Mas se você não quer mais saber de papel na sua vida pode assinar a Nylon de qualquer lugar do mundo e ler pela internet, ou se contentar com o site da revista e o canal do YouTube, que também são excelentes.