Texto porJuicy Santos
Santos

“Estética e História da Arte” na Pinacoteca Benedicto Calixto – A Cultura humana através de imagens

A Pinacoteca Benedicto Calixto promove um ciclo de estudos sobre Estética e História da Arte. Os encontros são realizados com coordenação do Prof. Nelson Wendel Pirotta no espaço da Pinacoteca, onde os temas são discutidos em dois grandes módulos.

O ciclo de estudos acontece em um encontro semanal, em que é proposto um tema pelo coordenador, desenvolvido conforme a necessidade dos participantes. Não é um curso, o que se torna interessante pois os assuntos são discutidos de acordo com o interesse do grupo.

vaticano

Os encontros cumprem a proposta em dois grandes módulos, um mais abrangente e outro mais específico e acontecem às segundas ou terças-feiras em dois horários diferentes (abaixo).

Esse grupo de estudos já existe há quatro anos em Santos e antes acontecia na livraria Realejo. Atualmente existem três turmas, onde é possível iniciar a qualquer momento e acompanhar o conteúdo, e a Pinacoteca está aguardando participantes pra formar uma turma só com iniciantes às segundas-feiras, das 17 às 19h. O valor para participar é de R$260,00 pelos dois módulos.

Comecei a fazer parte do grupo semana passada e fiquei impressionado com a sabedoria do Prof. Nelson e a riqueza do conteúdo dos encontros.

Pinacoteca Benedicto Calixto promove Ciclo de Estudos

Estética e História da Arte – A Cultura humana através de imagens

A história: o tempo e a dinâmica, o espaço geográfico e as fontes documentais

A estética: os conceitos do “belo” anteriores ao século XVIII, a gênesis das teorias estéticas e a posterior visão formal da arte nos séculos XIX e XX

As artes visuais: como o enfoque central e a filosofia, a literatura, o teatro, a música, a poesia, a dança e o cinema como temas complementares.

Estrutura: os programas do ciclo de estudo estão agrupados em dois módulos básicos

Módulo 1 – formação de sintaxes visuais

(introdução ao estudo da arte; desenvolvimento do olhar; gêneros; estilos; tendências e características históricas)

Módulo 2 – apreciação estética

(análise formal da obra de arte, seu criador, seu estilo, sua técnica e seu período histórico)

Forma

  • Apresentar uma visão histórica da humanidade através de imagens;
  • Auxiliar o participante na formação de um olhar crítico em relação ao objeto de arte;
  • Apresentar as manifestações artísticas inseridas em seus contextos históricos;
  • Relacionar contextos históricos com seus estilos e seus criadores;
  • Auxiliar na formação de sintaxes visuais a partir de experiências estéticas.

Proposições

  • Auxiliar o participante na formação ou no reforço de suas referencias intelectuais e culturais;
  • Leva-lo a compreender melhor o estágio atual da humanidade;
  • Intensificar sua consciência histórica;
  • Ajuda-lo a melhorar sua competência no reconhecimento de seu próprio tempo e na identificação de seu próprio espaço, como cidadão e, principalmente, como ser humano;
  • Torna-lo melhor gestor de suas práticas sociais, profissionais e políticas.

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, n. 15 – Santos
Tel: (13) 3288-2260

Um encontro semanal de duas horas às segundas ou terças-feiras em dois horários diferentes: das 17:00 às 19:00hs ou das 19:30 às 21:30hs

Promoção: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto – Departamento Cultural, em parceria com Campo Visual – Difusão Cultural

Coordenação de arte: Prof. Egydio Colombo Filho – Mestre em Artes Visuais, Arquiteto pela FAU-USP, Especialização em Museologia pela ECA-USP e ex-diretor do Museu Estadual de São Luis do Paraitinga. Professor de Estética e história da Arte na Uni-FMU – cursos de Música, Arquitetura e Desenho de Interiores. Coordenador do curso de pós-graduação em História da Arte da Universidade de Guarulhos e professor de História da Arte dos cursos de Arquitetura, Educação Artística e Design da mesma instituição.

Coordenação Pedagógica e aplicação dos Ciclos de Estudos: Prof. Nelson Wendel Pirotta, pesquisador em História da Arte. Licenciado em História pela Universidade Católica de Minas Gerais, onde também foi professor. Técnico em Engenharia do Conhecimento, em Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos.

By: Julian Campos