Texto porNathalia Ilovatte
TAGs

beleza

Como escolher perfumes

Eu só sei fazer distinção entre perfumes que cheiram bem, que cheiram estranho e que fazem espirrar. Aquelas informações sobre notas e chipre e fougère não me dizem muita coisa. Mas, como já disse a designer e filha de um célebre artista Paloma Picasso, um perfume é como uma peça de roupa, uma mensagem e um jeito de se apresentar. Portanto, é preciso saber o mínimo sobre eles, se não para presentear alguém, ao menos para escolher as próprias fragrâncias.

E para não fazer feio na Guerlain da Galeries Lafayette, no free shop ou na Galeria Pagé, nós conversamos por e-mail com a perfumista da Natura, Verônica Kato, que nos ensinou o básico sobre essas coisinhas cheirosas.

JS – O que define a nomenclatura do perfume?
VK – Perfume: a fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências – entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8h a 24h, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.

Eau de Parfum: Subproduto do perfume propriamente dito, é diluído em maior quantidade de água (daí o “eau”, água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de perfumação.

Eau de Toilette: caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.

Eau de Cologne ou Desodorante Colônia: possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor. São adequadas ao uso diário e sob medida para o nosso clima tropical.”

JS – Existe um perfume certo para cada pessoa?
VK – Eu sempre digo que não existe um perfume certo para cada pessoa. O que existe é a escolha de determinada fragrância em função do momento da vida em que a pessoa se encontra, bem como as experiências de vida que esta pessoa teve. O mais indicado é encontrar o cheiro que mais agrade à memória olfativa de cada um, onde fica guardada a história de vida e os momentos especiais vividos pelas pessoas. Antes de comprar um perfume, a pessoa deve experimentar a fragrância na própria pele para conhecê-las bem. Com o passar das horas sentimos a evolução do cheiro na pele, sentindo a verdadeira personalidade do perfume. Após 4 ou 6 horas de aplicação é possível identificar as notas de fundo se são confortáveis e que tipo de memória evocam. Se essa evolução agradar e se os comentários forem positivos, a escolha foi boa.”

JS – O cheiro do perfume, quando usado, é o mesmo que sentimos quando borrifamos na loja?
VK – Não, o cheiro do perfume se difere até mesmo de pessoa para pessoa. Cada indivíduo possui seu próprio cheiro que vem tanto do tipo de pele – oleosa, seca ou normal – quanto do tipo de alimentação. De certa forma nós transpiramos o que comemos. Se a alimentação por rica em pimentas ou peixes transpiraremos odores diferentes que irão compor o perfume que usamos. Por isso o perfume tem seu próprio cheiro em cada pessoa.

JS – O que pode interferir na duração do perfume?
VK – São três os fatores que contribuem para o tempo de duração de um perfume, primeiro o caminho olfativo, um perfume que tem um caminho mais fresco, quer dizer com notas mais voláteis em maior proporção, elas vão embora mais rápido, um perfume mais adocicado ou amadeirado, que tem ingredientes menos voláteis em maior proporção na composição tendem a durar por mais tempo. Outro fator que contribui na fixação de um perfume é a sua concentração, perfumes com menor concentração de fragrância como as águas de colônia e os splashs duram menos, e perfumes como as colônias, as essências e o Eau de parfum que tem uma concentração maior duram mais tempo. E finalmente o tipo de pele, onde fatores como alimentação, medicamento, camada lipídica contribuem também no tempo de duração do perfume.

JS – Como os perfumes devem ser armazenados?
VK – O melhor lugar para guardar seus perfumes é no guarda- roupa, ou qualquer lugar escuro e fresco. O banheiro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias. Mantenha-os nas caixas originais e nunca os deixe destampados por muito tempo.