Texto porNathalia Ilovatte

Bazar de trocas: um jeito sustentável de renovar o guarda roupa

Se você pensar nos looks que usou nas últimas duas semanas e for parecida comigo ou com a maioria das mulheres, vai notar que várias peças desses 14 dias foram repetidas, e mesmo as que não apareceram mais de uma vez também já podem fazer o caminho até o trabalho sozinhas. Mas até aí tudo bem, porque usar várias vezes a mesma roupa significa que você tem peças versáteis e que sabe combiná-las de diversas maneiras (ou pelo menos é isso que a repetição deveria significar).

Só que o guarda roupa não é composto só por essas peças de sempre. Entocadas no fundo dele estão raridades que você, eu e todo mundo não usamos e não vamos mais usar, embora seja difícil assumir isso. Algumas roupas foram esquecidas porque não servem mais e nós acreditamos que vão voltar a servir, outras porque não combinam com absolutamente nada no mundo, e tem também as que já usamos tanto que enjoamos pra sempre.

Então, que tal fazer uma limpa no armário e deixar só aquilo que realmente está sendo aproveitado? Livrar-se do que não é mais útil, além de necessário, abre espaço para novidades e é bom pro feng shui. Mas não só: as peças que não queremos mais podem ser reaproveitadas e usadas como “moeda de troca” na hora de adquirir roupas novas.

Essa é a proposta da clothing swap, ou bazar de trocas, uma reunião entre amigas em que todo mundo disponibiliza as roupas em bom estado que não quer mais e aquilo que já é velho e sem graça para uma pessoa vira a novidade do guarda roupa de outra. Além da diversão de passar uma tarde comendo snacks e falando de moda com as amigas, todo mundo volta pra casa com o acervo renovado e sem estourar o cartão de crédito.

Organizar um bazar de trocas não é lá muito difícil, já que as amigas podem criar as próprias regras e valores, mas o legal é ter um espaço confortável e com espelhos e reunir muita gente. Também é importante que cada participante tenha pelo menos mais uma amiga que vista o mesmo número, pra ninguém sair frustrada e de mãos abanando.

Bazar de trocas beneficente em Santos
Se te falta inspiração pra organizar a própria clothing swap, tudo bem. Santos tem um bazar fixo que acontece a cada início de estação, e novas participantes são muito bem vindas.

A Feira do Consumo Responsável existe há 16 anos e, além de promover o consumo consciente, ajuda instituições de caridade santistas. Funciona assim: você leva as roupas, sapatos e acessórios que não quer mais, escolhe peças novas e, no final, diz quanto quer pagar por cada uma delas. Os lucros são revertidos para lugares que fazem um trabalho super sério e respeitável, como a Casa da Vó Benedita, e as roupas que não fazem sucesso entre as frequentadoras também são doadas.

No começo do verão, eu e a Flá fomos lá conhecer e ficamos surpresas. Além da limpeza e organização, todas as peças estão em ótimo estado e a mulherada esbanja simpatia e bom humor. Entre vestidos, sapatos e quitutes deliciosos preparados por elas, todo mundo tinha um caso divertido pra contar: uma foi madrinha de casamento usando peças do bazar, a outra foi a dois casamentos com roupas de lá e ouviu elogios a noite toda, e também teve quem viajou de navio e mandou por e-mail as fotos do Jantar do Comandante, com vestido que já passou por mais de um guarda roupa.

No fim, eu e a Flavia saímos de lá com saia liberty, blusa de crochê, legging de oncinha, calça militar e vários achados. Só lamentamos que nenhuma das duas conseguiu levar sapatos!

A próxima Feira do Consumo Responsável acontece no dia 14 de maio, das 16 às 20h, no Espaço Sinapsi Livre. O endereço é Rua Júlio Conceição, 255 – Vila Mathias. Fica pertinho da Carvalho de Mendonça e da Ana Costa.