Texto porLudmilla Rossi
Santos

Bate-papo sobre a identidade da moda santista no Juicyday

Um dos destaques do #juicyday foi o bate-papo sobre a identidade da moda santista. O assunto surgiu quando a Flávia Saad perguntou para a palestrante Érica Minchin qual era a identidade da moda em Santos. A resposta foi um sonoro “não tem”, da Érica, seguido de comentários ultra-pertinentes das irmãs Lela & Grazi do Meu Diário de Estilo, da Yngrid da Sollamaria, da Camila e Marília Figo.

A Érica colocou que em Santos as pessoas tem medo de ousar, e há um consenso entre as meninas que alegam que quando você usa algo mais “diferente”, você acaba sendo olhado de maneira diferente na rua. A Lela colocou que por estarmos muito perto de São Paulo, aqui é a referência de conforto, enquanto lá é o foco de estilo. É uma questão geográfica, somos uma ilha, as pessoas querem conforto, sair por aí de moletom, short jeans e roupa de ginástica.

A Grazi colocou que históricamente “Santos é um balneário”, frisando o lance do conforto. Inevitavelmente o Rio de Janeiro começou a ser colocado como referência, assim como Nova York.

Quais os caminhos da moda santista?

A falta de interesse, sempre ir nas mesmas fontes, julgamentos alheios e relaxamento excessivo foram colocadas como as principais questões? Então, quais são os caminhos contrários a isso? Desencanar da opinião alheia por exemplo, é um exercício de libertação. O olhar de estranhamento também pode ser um olhar de adminiração pelo que é novo. Buscar novas referências, novas lojas, brechós e fazer compras no próprio armário ou entre amigas pode ser um bom caminho. Se interessar pelo assunto não é só ler blog de it-girl levantada pela internet, mas sim estudar, entender, avaliar o que funciona e ter consciência de que moda não é futilidade mas uma poderosa ferramenta de construção de imagem (assim como o marketing). Como a Lela disse, tem que ter disposição para buscar!

A Camila levantou que na faculdade que ela estuda, quando tem alguém mais diferente, as pessoas tacham de “estudante de moda”. Ou seja, rótulos! E a Aline mencionou o “calor”, onde se vestir em Santos tem um desafio maior… estar bem vestida no calor!

Onde comprar moda em Santos?

Na sequência rolou uma enquete sobre onde as meninas mais gostam de comprar roupas, e advinhem a resposta das participantes? A maioria citou as “fast-fashion” como Renner, C&A, entre outras. E o Super Centro Boqueirão foi muito elogiado! Unanimidade: prestar mais atenção em lojinhas de rua fora do circuito de compras, lojinhas de bairro, costureiras e brechós.

Muito bom! Isso é só um trechinho da conversa, no evento teve muito mais! 😉