Texto porNathalia Ilovatte
TAGs

entrevista

Entrevista com a autora do blog ItGuéls

Ninguém tá muito preocupado se Alexa Chung, Alice Dellal ou Julia Restoin Roitfeld são competentes no que fazem (o que elas fazem, mesmo?). O que conta é o que elas vestem. Do jeito de prender o cabelo à quantidade de colares no pescoço, tudo o que elas exibem quando aparecem em público vira moda. E pela influência que exercem no que a gente compra nas lojas de fast fashion e exibe pela rua são chamadas de it girls.

Mas se essas garotas conquistaram tal posto pelo estilo autêntico e porque cada look que vestem tem algo de inovador, seguir as tendências que lançam não faz o menor sentido. Para ser it girl é preciso, no mínimo, ousar e criar tanto quanto elas, e deixar que o estilo seja um reflexo da própria personalidade, e não do gosto alheio. Olhando por esse lado, imitar o jeito que it girls agem e se vestem é meio irônico, não?

Desse paradoxo nasceram o blog e o twitter ItGuéls, criados por alguém que não sabemos quem é, mas adoraríamos descobrir. A autora de ambos tira sarro sem pudores das meninas que, aos olhos dela, querem lançar tendência tanto quanto a Alice mas copiam as que já estão por aí. Ela fala o que pensa sem dó e ainda distribui alfinetadas nas blogueiras populares.

Leia também o post: Look do dia e it girls: até quando?

Se os alvos das cornetagens devem se importar com o que ela diz e se a gongação tem fundamento, fica a critério do leitor. Mas verdade seja dita: as críticas sarcásticas e o anonimato causam polêmica e matam quem ama e quem odeia de curiosidade. Quem é essa pessoa?! Nós não conseguimos descobrir, mas batemos um papo via internet sobre a verdadeira identidade da ItGuél e por que gosta ou deixa de gostar de alguns blogs.

Você pode contar seu nome? Só o primeiro nome?
Não posso, vai perder a graça! Vai que todo mundo já me conhece, né?! rs

Qual é a sua profissão? Você trabalha com moda, né?
Sim, já trabalhei com marketing em uma grande marca de moda e depois segui pra área de estilo. Desenvolvi coleções para magazines como Zara, C&A, Renner, Marisa… E hoje trabalho para uma nova empresa que vai se instalar por aqui, mas não posso comentar a respeito! Hihi

O que te motivou a criar o “alterego” ItGuéls?
É um lado mais divertido e bobo que tenho. Acredite, no dia-a-dia não sou nem um pouco it guél… rs. Tem hora pra tudo!

Teve algum fato que foi tipo a gota d’água que te fez criar um perfil e um blog para gongar as it girls?
Não! Só pensei em criar um blog diferente dos demais e que brincasse com aquele movimento “it girl” que rolava na época. Bem chato, por sinal…

Quais são as suas principais críticas às it girls?
No cabeçalho do blog faço uma brincadeira que diz “… porque it girl sem barracos, é patricinha!” e é justamente isso. A minha visão de it girl é uma garota despojada, desprendida de grifes e tendências, que cria seu próprio estilo, é única e divertida. Diferente da patricinha, que anda por aí ‘uniformizada’ como todas as outras garotas do seu círculo de amizades que usam o mesmo sapato, a mesma bolsa, o mesmo lenço e vão ao mesmo cabeleireiro… Sem contar que são chatas.

Você já encontrou com alguma das meninas, tipo Mariah (do Blog da Mariah) e Camila (do Garotas Estúpidas), e falou diretamente para elas?
Hahaha, quem sabe?! Já esbarrei em muita gente que nem sonha que sou dona do blog.

Por que usar um nickname? As críticas não teriam mais credibilidade se você revelasse quem é?
Mas e a curiosidade que o personagem causa? Fora que meu trabalho atual não permitiria esse tipo de exposição…

Você tem planos de, um belo dia, botar seu nome e sua foto no blog ou no perfil e chocar todo mundo?
Chocaria com minha feiúra, isso sim! Hahaha, mas não pretendo, não.

Você gonga algumas meninas, como a Camila e a Mariah, mas conversa numa boa e posta foto de outras, como a Nicole. Por quê?
A Nicole é divertida e simpática… Sem forçar, entende? A Natty Vozza é educada, faz parte dela! A Thássia é rica mas não é deslumbrada… Tudo o que é forçado é cansativo.

Quais blogs você recomenda? E quais você não recomenda?
Poxa, de humor recomendo a Katylene, o Pimenta no teu é refresco!… De moda gosto do Fashion Gazette e Chic Intuition… De make amo o 2beauty e de looks curto o Blog da Thassia Naves, Jak & Jil e StockHolm Street Style. Alguns que não curto (prefiro falar assim) são o Blog da Mariah e Lelê Saddi. Não consigo me identificar nem com os posts nem com a linguagem. Perco a paciência.