Texto porNathalia Ilovatte

Como tingir os cabelos em casa

Se bateu aquela vontade inquietante de mudar o visual e você não quer fazer ombré, californianas, luzes, tom sobre tom nem nada que requeira prática e habilidade, talvez comprar uma tintura e aplicar em casa seja uma boa opção.

Florence Welch, a musa do cabelo vermelho


Mas cuidado! Muito cuidado! Antes de sair besuntando os fios de água oxigenada e saindo por aí com o cabelo da boneca Emília, pergunte para a sua cabeleireira se você pode tentar tingir em casa. Ela tem conhecimento o bastante para avaliar se a cor escolhida vai ficar bem no seu cabelo e se você pode aplicá-la sem medo de ser feliz. E se for necessário descolorir os fios antes de aplicar a tintura, é melhor ir ao salão e evitar que o barato saia caro.

Se você conseguir o aval da sua hair stylist e tiver coragem o suficiente para mudar, corra até a loja de cosméticos mais próxima e adquira sua cor favorita. Eu recomendo a Della pela variedade de marcas e pelos preços justos.

Shampoo tonalizante ou coloração permanente?

Pense bem antes de aplicar coloração permanente. Ela não sai com facilidade, mesmo depois de desbotar. Se é a sua primeira vez com aquela cor, é melhor passar primeiro um shampoo tonalizante, que sai em 20 dias, e só depois partir para a tintura.

Pincel ou bisnaga?

Depende do seu talento. Não tenha medo de acharem que você é ridícula, faça mímica dentro da loja e se imagine aplicando a tintura com um pincel, com as mãos esquerda e direita, dos dois lados e na parte de trás da cabeça. Depois imagine a mesma coisa, só que com a bisnaga, e descubra qual é a melhor alternativa.

Preparativos

Pense que essa tintura pode respingar e voar, e que ela mancha. A porta do meu banheiro tem pequenas rajadas vermelhas. Então escolha um local em que tudo bem pintar um arco-íris, mas que tenha espelho e pia.

Não se esqueça de colocar luvas. Tirar tinta de cabelo das unhas não é fácil.

Faça um teste

Antes de melecar o cabelo todo, pegue uma mecha que fique escondida e aplique a tintura. O teste é importante para observar se o cabelo vai aguentar a química e se você não vai ter nenhuma reação alérgica ao produto. Imagine-se sendo transportada pelo SAMU com um terço do cabelo colorido e um choque anafilático. Decadente, né? Então faça o teste.

Por onde começar?

Pelo lugar menos óbvio. A tendência é que a gente automaticamente comece aplicando a tintura exatamente onde divide o cabelo. Mas se você focar nos lugares visíveis pode encontrar alguns buracos sem cor quando tirar a tinta.

Comofaz?

Divida o cabelo em três: lado direito, lado esquerdo e a parte de trás, e prenda com piranhas. Vá soltando as mechas que estão por baixo e aplicando a tintura da raiz até as pontas. A menos que, por algum motivo, tipo tintura antiga, as pontas do seu cabelo demorem muito mais tempo para pegar a cor. Aí você tem que passar das pontas pra raiz. Por isso que eu disse pra perguntar pra cabeleireira antes, tá vendo!

Quando achar que está acabando o serviço, certifique-se de que todas as mechas (inclusive as que você não vê no espelho) receberam coloração por igual, senão o cabelo vai ficar manchado.

Tempo

Se o passo-a-passo da embalagem diz que você deve deixar a tintura agir nos cabelos durante 30 minutos, lave-os após 30 minutos. Não deixe o produto por mais tempo do que o recomendado para “pegar mais”, não vai fazer diferença na tonalidade e pode ser prejudicial.

Resultado final

Não se empolgue com a cor dos seus cabelos depois da primeira lavagem. Ele vai passar o próximo mês na cor que vai aparecer após a segunda lavagem. Ah, e nas primeiras três ou quatro vezes que lavar os cabelos, não use toalhas brancas para secá-los!

Na foto que abre o post, Florence Welch, vocalista da banda Florence and the Machine e inspiração ruiva. Ou você achou que eu ia publicar uma foto minha com tinta vermelho-cereja escorrendo pela testa?