Texto porLudmilla Rossi
Santos

Bienal Internacional de Gravura – Santos 2011

A Bienal Internacional de Gravura Santos – 2011 acontecerá entre 5 de maio a 5 de junho de 2011 nas dependências da Fundação Pinacoteca Benedito Calixto em Santos. O evento possui por objetivos divulgar, ampliar a discussão e incentivar a produção de gravura original contemporânea, além de possibilitar o reconhecimento de artistas gravadores nacionais e internacionais.

O evento idealizado pela artista santista Márcia Santtos, é uma realização da Aja Artes Visuais e Estúdio Valongo e aceitará somente técnicas de gravura, ou seja, obras que abarquem os conceitos de incisão, reprodução e multiplicação sobre papel.

O processo de inscrição será de 14 de fevereiro a 18 de março de 2011 e o regulamento completo e fichas de inscrição em português, espanhol ou inglês podem ser copiados através do site do evento.

O juri de seleção será constituído por três membros: Ana Kalassa El Banat, Augusto Sampaio e Fabricio Lopez, todos artistas plásticos e arte educadores com extenso currículo.
A mostra será realizada na Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos, a qual é um dos mais importantes pontos de referência cultural da cidade de Santos, por manter exposição permanente das obras do pintor Benedicto Calixto, além de mostras temporárias de obras de artistas nacionais e estrangeiros.

O contexto na cidade
Nossa cidade possui uma história em mostras de arte a ser contada e continuada. A história da gravura na cidade de Santos se inicia em 1951, onde, foi fundado um dos primeiros “clubes de gravura do Brasil” pelo artista santista Mario Gruber (1927).

Ainda na década de 50 tiveram início os salões oficiais de belas artes os quais em 1968 passaram a ser divididos em acadêmico e moderno. Foram esses salões que evoluíram naturalmente até a Bienal de Artes Visuais de Santos, evento de porte nacional. Tivemos ainda os salões de arte jovem de Santos, eventos promovidos pelo CCBEU e que colocaram Santos no circuito nacional de arte nas décadas de 80 e 90.

Tendo em vista essa história e o papel do artista na ampliação da cultura da comunidade onde está inserido, a relevância desse projeto internacional está em estabelecer a cidade como centro receptor e produtor de gravura, estimulando o contexto artístico da região em todos os seus desdobramentos.

A execução desse projeto é favorecida pelo seu ineditismo e pioneirismo, uma vez que a Baixada Santista não possui nenhum evento desse porte.

– – –

Comentário do Juicy Santos:
IMPORTANTE! A Márcia está captando patrocinadores e apoiadores para o projeto até a 1ª quinzena de março. Empresários que tiverem interesse em apoiar o projeto devem acessar o site do evento e entrar em contato! A cena cultural de Santos agradece.

Informações
Márcia Campos dos Santos
Caixa postal: 2027-3
Cep: 11060-970
Santos, São Paulo, Brasil
email: [email protected]